A exposição “USP 90 Anos: uma jornada imersiva pelos nossos museus” foi inaugurada nesta quarta-feira (13) no campus da USP de Lorena, fechando o ciclo de exibição que percorreu os campi do interior de São Paulo ao longo de 2024. A mostra faz parte das celebrações pelo aniversário de 90 anos da Universidade de São Paulo e é uma oportunidade para o público conhecer o acervo de quatro importantes museus da instituição: o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), o Museu Paulista (MP) – que abriga o Museu do Ipiranga – e o Museu de Zoologia (MZ).
A exposição reúne uma seleção cuidadosa de peças dos quatro museus, com destaque para alguns itens expostos em réplicas para garantir a segurança do público, como a escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de Umberto Boccioni, que integra o acervo do MAC. O público tem a oportunidade de interagir com as réplicas, como no caso desta famosa obra de arte, que pode ser tocada e manipulada.
O grande destaque da mostra é a utilização de tecnologias imersivas, desenvolvidas pelo Centro de Inovação da USP (InovaUSP). Por meio de óculos de realidade virtual, os visitantes podem ser transportados para ambientes digitais que recriam, de forma vívida, ambientes dos museus e até mesmo cenários como sítios arqueológicos. Essa imersão proporciona uma experiência enriquecedora e educativa.
Além disso, a exposição conta com a videoinstalação 4M, do artista Tadeu Jungle, que oferece uma experiência audiovisual única sobre a diversidade dos acervos da USP e sobre a riqueza cultural da universidade.
A exposição em Lorena ficará aberta até o final do mês, e a partir de janeiro de 2025, ela será apresentada na capital paulista, levando a experiência imersiva para a comunidade de São Paulo e suas redondezas.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.