Univesp deve ter novo polo em São Francisco Xavier

univesp
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O distrito de São Francisco Xavier deve ganhar nos próximos meses um polo virtual da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) com vagas para os eixos de Licenciatura e Computação.

Os documentos, como plano de trabalho e o acordo de cooperação, já foram enviados para análise ao Governo de São Paulo. A proposta da Prefeitura é que a escola municipal Mercedes Rachid Edwards funcione como sede do novo polo.

O município também se dispõe a oferecer recursos humanos, equipamentos de informática e infraestrutura para receber a expansão.

Apesar de as aulas acontecerem de maneira virtual, é necessário disponibilizar estrutura física em apoio aos estudantes, como salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, entre outros.

A expectativa é que o processo seja concluído até janeiro de 2022 e o polo de São Francisco Xavier já ofereça vagas a partir do vestibular que ocorre em abril do mesmo ano.

São José já possui dois polos virtuais da Univesp em funcionamento no Parque Tecnológico e outro no Cefe (Centro de Formação do Educador), na região norte.

Ambos ofereceram um total de 128 vagas no vestibular deste ano, em cursos como licenciatura em Matemática e Pedagogia e bacharel em Tecnologia da Informação, em Ciências de Dados e em Engenharia da Computação. Todos os cursos são gratuitos e têm duração entre 4 e 5 anos.

A Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de ensino superior, exclusivamente de educação à distância, criada pela Lei 14.836, de julho de 2012, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Atualmente, a Univesp totaliza 374 polos, em 325 municípios do Estado, ou seja, está presente em mais de 50% do território paulista. São mais de 50 mil alunos matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias