Um trecho de 59 quilômetros da Via Dutra que corta o Vale do Paraíba é considerado um dos três pontos críticos de toda a estrada federal, a mais importante do país.
De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o trecho entre as cidades de Taubaté e Jacareí está entre os mais perigosos da estrada.
O trecho crítico começa no km 110, em Taubaté, e termina no km 169, em Jacareí, passando por toda a extensão de São José dos Campos e Caçapava.
Trata-se do maior ponto crítico da toda a Dutra, segundo a ANTT. Depois, aparece o trecho de 26,7 quilômetros de extensão na Grande São Paulo e o trecho de oito quilômetros na Serra das Araras, no Rio de Janeiro.
Vencedora do leilão da Via Dutra, a CCR NovaDutra, que administra a estrada desde 1996, terá que fazer obras para reduzir o risco de acidentes nos pontos críticos.
Uma das medidas será a implantação de sistemas de iluminação inteligente nos trechos operacionais críticos da Via Dutra.
Melhorias na Dutra
“Em toda a BR-116, serão empregadas as seguintes medidas: sistema de Detecção Automática de Incidentes, sistema de Gestão Dinâmica de Velocidade, sistema de Aquisição de Dados dos Usuários e sistema de iluminação inteligente”, informou a ANTT.
Também serão empregadas medidas como maior densidade de painéis fixos de mensagem variável, utilização de acostamento para circulação de veículos, controle dinâmico de velocidade operacional e faixa reversível de sentido de tráfego.
Além desses itens, também está prevista uma alocação mais intensiva dos recursos do Sistema de Atendimento aos Usuários, como guinchos, ambulâncias e veículos de inspeção, nos trechos mais críticos da estrada.
Download | Léo Poli | R3 Notícias