A RMVale vem registrando alta no volume de casos de Covid-19. De acordo com o balanço das prefeituras, nos 10 primeiros dias de junho são mais de 13 mil pessoas infectadas pela doença e 21 mortes. O volume de óbitos nos dez dias de junho é o mesmo de todo o mês de maio.
A Região vem registrando uma nova subida na curva de casos desde abril. Segundo os dados, em neste mês foram 11 mil novos infectados e 16 mortes. Em maio, o número subiu para 15 mil pessoas com a doença e 21 óbitos.
A curva chegou ao pico no mês de junho. Com 10 dias, o mês já tem um volume maior que os 30 dias anteriores. Mas é o volume de mortes que vem chamando a atenção de especialistas.
Com base no histórico da doença, a alta de mortes acontece depois de uma sequência de alta nos casos. De acordo com os dados do Info Tracker, plataforma que acompanha a evolução da doença, 124 pessoas estão atualmente internadas com a doença, dessas 49 em leitos de UTI.
A alta de casos e mortes é associada por especialistas a queda do uso de máscaras, em março. Sem a proteção, há uma aceleração na transmissão da Covid-19. Atualmente, de acordo com os dados da plataforma, a taxa de transmissão é de 1,3. Isso significa que de cada 100 pessoas infectadas, outras 130 são contaminadas. O número é considerado alarmante.
Recomendações do Governo
Após a alta de casos, o governo estadual emitiu uma recomendação para uso de máscaras em espaços fechados.
Algumas prefeituras decidiram adotar medidas próprias, com obrigações. Em Jacareí, o uso se tornou obrigatório em espaços públicos, escolas e se manteve no transporte e locais de saúde. Paraibuna tornou obrigatório o uso em escolas.
Download | Léo Poli | R3 Notícias
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!