Reforma administrativa em Taubaté cria três novas secretarias e aumenta gastos públicos em 9%

Um projeto de lei do prefeito de Taubaté, José Saud que cria três novas secretarias para o município, foi aprovado após duas votações na Câmara Na última terça-feira.

A proposta cria as Secretarias de Gabinete, de Justiça e Cidadania, além da Secretaria de Habitação. A Secretaria de Inovação também passará por mudanças, incluindo Turismo em sua abrangência, ganhando a denominação de Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Já a Secretaria de Meio Ambiente passa a ter em sua nomenclatura Bem-Estar Animal, enquanto a Secretaria de Esportes e Lazer incluirá Qualidade de Vida.

Com isso, serão criados cargos efetivos para um engenheiro civil, 34 agentes operacionais de Defesa Civil, um contador, um analista técnico-legislativo, nove analistas técnicos judiciários, um turismólogo, um psicólogo e dois auxiliares de cozinha.

Mudanças

Ao todo, dentro do projeto de lei do prefeito José Saud, serão cerca de 257 novos cargos criados, entre eles 90 comissionados e 117 de confiança – ocupados por servidores, com adicional de salário. Segundo estimativas da própria proposta protocolada, a prefeitura municipal passaria a contar com 467 funcionários públicos, 117 a mais do que tem atualmente.

Em mensagem à Câmara, Saud afirmou que a exigência da população por investimentos municipais e serviços públicas é crescente, e que as mudanças propostas são no intuito de “criar condições e ambientes necessários para um atendimento com qualidade aos munícipes”.

Questionado sobre o acréscimo de 9% de impacto orçamentário nas despesas pessoais, o chefe do executivo taubateano afirmou que o gasto será “compensado pelo crescimento real da receita”.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias