Ubatuba notificou nesta terça-feira (9) o registro do primeiro caso de varíola dos macacos na cidade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica (Viep), o paciente é um homem na faixa dos 20 anos de idade que buscou por atendimento em uma unidade de saúde no último dia 1º de agosto. Ele fez o exame, que comprovou o diagnóstico.
O paciente é morador de Ubatuba, mas histórico de viagem recente para outra cidade do estado de São Paulo. Ele passou por avaliação médica, não precisou de internação, mas segue em isolado em casa, com acompanhamento das equipes de saúde da cidade.
‘Monkeypox’
A varíola dos macacos é uma doença causada pelo vírus monkeypox que pode ser transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada.
Alguns dos sintomas iniciais são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas e exaustão. Dentro de 1 a 3 dias ou mais desses sintomas, o paciente começa a desenvolver erupções cutâneas.
Para se proteger da doença, é recomendado o uso máscaras, manter o distanciamento e a higienizar as mãos como informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Download | Léo Poli | R3 Notícias
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!