Após 10 horas de sessão, os vereadores de Cachoeira Paulista aprovaram a cassação do mandato do prefeito Antônio Carlos ‘Mineiro’ (MDB). A denúncia que culminou no afastamento do político foi aprovada por 10 votos a favor e somente dois votos contra.
Com a cassação de Mineiro, quem assumirá o cargo será o vice-prefeito Dr. Ailton Vieira (PTB). O decreto que formaliza o afastamento do agora ex-prefeito foi lido ainda na sessão extraordinária.
A sessão extraordinária teve início às 15h10. Antes da discussão da cassação de Mineiro, o presidente da sessão leu outras pautas que não tinham ligação com o processo de cassação.
Em seguida, houve a leitura de relatórios e apresentação de arquivos utilizados como prova pela comissão processante. Após a leitura, houve a exibição das oitivas em vídeo, com depoimentos das testemunhas ouvidas ao longo do processo.
Após a exibição, foi aberta a possibilidade de fala aos vereadores de Cachoeira Paulista, que tiveram até 15 minutos cada para expor suas opiniões. Ao todo, nove vereadores se manifestaram na tribuna.
A defesa de Mineiro, que tinha duas horas para falar, tentou argumentar que, caso os vereadores aprovassem a cassação, estariam cometendo uma injustiça.
Após as falas, o presidente da sessão, o vereador Léo Fênix (PSD) realizou um sorteio para a votação das duas infrações apresentadas na denúncia da comissão processante.
Apenas as vereadoras Adriana Vieira e Ângela Protetora votaram contra a cassação.
Histórico
O processo de cassação teve início após um morador formalizar uma denúncia contra o prefeito, apontando infrações político-administrativas por omissão sobre o caso da ponte.
Em março, houve um sorteio e três vereadores foram selecionados para compor a Comissão Processante. Eles avaliaram a denúncia e as alegações da defesa do prefeito e concluíram que houve omissão.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!