Prazo para entrega da declaração do IR é prorrogado para 31 de maio

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

 

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio o prazo de entrega da declaração do imposto de renda 2022. Antes a data final era 29 de abril. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5).

 

Também foram prorrogados para o fim de maio os prazos relativos à declaração de imposto de renda de quem saiu do país e também da declaração de espólio.

 

Mesmo com mais tempo para declarar, o calendário de restituição não mudou. O dinheiro será liberado em cinco lotes distribuídos entre o final de maio até setembro.

 

A declaração pode ser enviada pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, através de dispositivos móveis, pelo programa gerador do imposto de renda para computadores e on-line e pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal E-CAC.

 

Para quem perder o prazo, a multa de atraso será de 1 a 20% sobre o imposto devido, tendo valor mínimo de R$165,74. De acordo com as regras, estão obrigados apresentar a declaração de ajuste anual os cidadãos que tiveram em 2021 rendimentos tributáveis com valor acima de R$28.559,70

 

A estimativa da Receita Federal é que sejam entregues este ano cerca de 34.100.000 declarações. Até a última sexta-feira 10.200.000 já haviam sido enviadas.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias