O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, retomou a exportação de café após mais de seis décadas. A operação foi conduzida na última segunda-feira (9) pela Seaforte, parte do grupo paranaense FTSpar.
Mais de 8.000 toneladas de café verde, provenientes de Minas Gerais e São Paulo, foram embarcadas com destino à Alemanha. A última exportação de café no Porto de São Sebastião aconteceu na década de 1960.
Segundo o Governo de São Paulo, a retomada das operações de café reafirma o compromisso do Porto de São Sebastião com os operadores portuários e é um passo significativo para atrair e consolidar novas cargas. O objetivo é manter o Porto competitivo e atraente.
O Brasil, o maior exportador de café do mundo, é responsável por cerca de 40% da produção global. Para a safra 2023/2024, espera-se que o país produza mais de 66 milhões de sacas de café.
Porto de São Sebastião
O Porto de São Sebastião, sob a administração da Companhia Docas de São Sebastião, é gerido pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).
O porto possui uma conexão facilitada pela rodovia dos Tamoios, que se integra aos principais corredores de transporte do estado paulista.
Além disso, a proximidade com a malha ferroviária e com o Aeroporto Internacional de São José dos Campos reforça sua acessibilidade.
Na esfera da importação, o Porto de São Sebastião recebe principalmente barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço, e cargas gerais.
Para exportação, o porto se destaca no manuseio de açúcar a granel e ensacado, veículos, peças, máquinas e equipamentos, produtos vitais, itens siderúrgicos, e diversas cargas gerais.
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