Pioneira da TV, atriz Lolita Rodrigues morre aos 94 anos

Pioneira da TV, atriz Lolita Rodrigues morre aos 94 anos
Foto: Sérgio Andrade/Reprodução/Direitos Reservados

 

Morreu na madrugada de domingo (5), aos 94 anos a atriz Lolita Rodrigues, em João Pessoa, capital da Paraíba. Ela estava internada para tratar de uma pneumonia. Lolita, que era atriz, cantora e apresentadora, foi também uma das pioneiras da TV brasileira.

 

Batizada como Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, Lolita adotou o nome artístico e iniciou a carreira participando de radionovelas, logo despontando como cantora de rádio. Passou pelas rádios Record, Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como Melhor Cantora.

 

Na inauguração da TV Tupi, em 1950, cantou o hino especialmente feito para aquela ocasião, o Hino da Televisão Brasileira, com letra do poeta Guilherme de Almeida. Apresentou os programas Almoço com as Estrelas e Clube dos Artistas, na TV Tupi de São Paulo.

 

Como atriz, interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista, na telenovela O Corcunda de Notre Dame. Participou também da primeira telenovela diária, a 2-5499 Ocupado, formando um triângulo romântico com Glória Menezes e Tarcísio Meira. Atuou também em A Viagem, Uga Uga, Kubanacan, Zorra Total e Viver a Vida.

 

O velório da atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues acontecerá nesta segunda-feira (6), em cerimônia fechada, reservada à amigos e familiares. O local não foi divulgado e após o velório, o corpo da artista será cremado.