Uma operação policial realizada na última semana, com o apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou o furto de energia em uma adega na Vila Antônio Augusto Luiz, em Caçapava.
A operação revelou o desvio de energia, confirmado pelos técnicos da EDP no local. Estima-se que o prejuízo causado pelo desvio seja superior a R$ 20 mil. O local foi periciado pela Polícia Civil posteriormente.
O proprietário do estabelecimento está sujeito a responder pelo crime de furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Além das consequências criminais, ele terá que arcar com a cobrança da energia não faturada durante o período da irregularidade e os custos administrativos, conforme a Resolução da ANEEL.
A EDP tem investido fortemente em tecnologia para combater esse tipo de crime, utilizando análise de padrões de consumo dos clientes, incluindo algoritmos de inteligência artificial, métodos estatísticos e ferramentas tecnológicas avançadas. Esse mapeamento permite uma abordagem mais eficaz das equipes especializadas para inspeções em campo, apoiadas por equipamentos de última geração. A empresa também realiza treinamentos intensivos para suas equipes, visando uma atuação mais eficiente.
A empresa incentiva a população a denunciar ligações irregulares por meio de canais de atendimento como o aplicativo EDP Online, WhatsApp e Central de Atendimento, todos disponíveis 24 horas e gratuitos.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.