Ocorrências envolvendo combate ao tráfico de drogas caem 57% em São José

Assaltante morre em troca de tiros durante assalto em Jacareí
Foto: Divulgação/PMSP

 

Apontado como um dos principais motivadores dos crimes violentos, o tráfico de drogas enfrentou menos resistência das forças públicas de segurança neste ano em São José dos Campos, a maior cidade da RMVale, região que lidera em violência entre as regiões do estado.

 

De acordo com dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), a cidade acumula 50 ocorrências de tráfico de entorpecentes no primeiro trimestre deste ano contra 117 no mesmo período do ano passado – 67 casos a menos e uma queda de 57% entre os dois períodos.

 

Três distritos policiais de São José lideram a redução da produtividade policial com relação às ocorrências de tráfico de drogas na comparação entre os dois anos. No 1º DP, os casos caíram de 14 para 5. No 3º DP, de 31 para 17, e no 6º DP, de 35 para 14.

 

Com isso, a quantidade de pessoas presas, muitas delas por vender drogas, também diminuiu em São José: 268 prisões nos três primeiros meses de 2022 contra 319 no mesmo período do ano passado, um recuo de 16%.

 

De acordo com os indicadores da SSP, quanto mais prisões registradas, melhor a produtividade das forças de segurança na região.

 

Na contramão, as vítimas de homicídio e de latrocínio aumentaram 37,5% em São José neste ano na comparação com o ano passado: 11 mortes contra 8.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias