As unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT) estarão de plantão neste final de semana para receber denúncias de assédio eleitoral no ambiente de trabalho, visando garantir o direito ao voto livre no segundo turno das eleições. No Vale do Paraíba, a unidade de São José dos Campos estará operando para atender as demandas da região, incluindo o segundo turno em Taubaté.
O plantão ocorrerá no sábado, 26 de outubro, das 9h às 16h, e no domingo, 27 de outubro, das 8h às 17h. Eleitores que se sentirem coagidos ou pressionados no trabalho em relação à escolha de seus votos poderão registrar denúncias pessoalmente ou através do site oficial do MPT, no endereço www.prt15.mpt.mp.br.
A região atendida pelo MPT em Campinas recebeu um total de 32 denúncias; 12 denúncias na região de Ribeirão Preto; 5 denúncias na região de São José do Rio Preto; e 5 denúncias na região do Vale do Paraíba.
O que é o assédio eleitoral?
O assédio eleitoral ocorre sempre que há uma intimidação do empregador, utilizando de sua estrutura empresarial e de seu poder diretivo, para modificar o voto do trabalhador a ele vinculado.
São exemplos de assédio eleitoral: ameaça de demissões a depender do resultado das eleições; obrigar a utilização de uniformes alusivos a determinado candidato; incentivos financeiros ou promessas de promoção condicionados à vitória de determinado candidato; reuniões internas com o objetivo de mobilizar o voto dos trabalhadores; proibir a locomoção do empregado no dia da eleição, impedindo-o de votar.
MPT São José dos Campos
- Av. Cassiano Ricardo, 601, 10º andar, Ed. The One Office Tower, Pq. Resid. Aquarius
- Fone (12) 3131-0050
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.