Morre a jornalista Glória Maria

Morre a jornalista Glória Maria
Foto: Divulgação/tvglobo

 

A jornalista da tvglobo, Glória Maria, morreu na manhã desta quinta-feira (2), no Rio de Janeiro. A causa da morte da apresentadora não foi informada pela família.

 

Glória foi a primeira a entrar ao vivo no Jornal Nacional e inaugurou e era da alta definição da televisão brasileira. Mostrou mais de 100 países em suas reportagens e protagonizou momentos históricos.

 

Quem foi Glória Maria

Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, ela estudou em colégios públicos e sempre se destacou.

 

Glória também chegou a conciliar os estudos na faculdade de Jornalismo da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica) com o emprego de telefonista da Embratel.

 

Trajetória profissional

Em 1970, foi levada por uma amiga para ser radioescuta da Globo Rio.

 

Em uma época sem internet, era ouvindo as frequências da polícia que se descobria o que acontecia na cidade. Fazer uma ronda de telefone, ligando para batalhões e delegacias, também era tarefa de um radioescuta.

 

Na Globo, tornou-se repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo.

 

A estreia como repórter foi em 1971, na cobertura do desabamento do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

 

Glória Maria trabalhou no Jornal Hoje, no RJTV e no Bom Dia Rio, onde coube a ela a primeira reportagem do matinal local, há 40 anos, sobre a febre das corridas de rua.

 

No Jornal Nacional, foi a primeira repórter a aparecer ao vivo. Cobriu a posse de Jimmy Carter em Washington (EUA) e entrevistou chefes de estado do Brasil, como o ex-presidente João Baptista Figueiredo.

 

A partir de 1986, a jornalista integrou a equipe do Fantástico, do qual foi apresentadora de 1998 a 2007.

 

Ficou conhecida pelas matérias especiais e viagens a lugares exóticos, e por entrevistar celebridades como Michael Jackson, Harrison Ford, Freddie Mercury, Nicole Kidman, Leonardo Di Caprio e Madonna.

 

Para o Fantástico, a Gloria Maria viajou por mais de 100 países, passando pela Europa, África e parte do Oriente, quando mostrou um mundo novo ao telespectador.

 

A jornalista também cobriu a guerra das Malvinas (1982), a invasão da embaixada brasileira do Peru por um grupo terrorista (1996), os Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a Copa do Mundo na França (1998).

 

Download  |  R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!