O hospital público veterinário de Taubaté será inaugurado em evento no próximo dia 28. A unidade, que iniciará as atividades no dia 30, irá funcionar na Avenida Juscelino Kubistchek, 214.
Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a unidade terá foco em atendimentos de urgência e emergência para cães e gatos de moradores de Taubaté. “A prioridade das consultas e procedimentos será para famílias de baixa renda e animais que sejam acolhidos por ONGs”, informou a Prefeitura.
Serão realizadas 520 consultas por mês, sendo 420 clínicas e 100 de especialidades – serão distribuídas 20 senhas por dia para atendimentos de urgência e emergência.
Incluindo as consultas, são previstos 3.065 procedimentos por mês, contando também 55 cirurgias, 70 anestesias, 420 diagnósticos por imagem (radiografia e ultrassom), 800 serviços laboratoriais (hemograma, por exemplo) e 1.200 diversos (como medicação, curativo e eutanásia).
O hospital também terá uma unidade móvel de atendimento, que será chamada de SamuVet – o veículo deve ser usado para atender principalmente as demandas dos animais abandonados em situação de risco ou que tenham sofrido algum tipo de acidente.
Gestão
O hospital foi implantado e será gerido pela Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo), que tem sede em São Paulo e venceu a licitação realizada pela Prefeitura. O custo anual deve ser de R$ 3,4 milhões.
A associação já administra outros 10 hospitais públicos veterinários no país, sendo seis em São Paulo, um em Fortaleza (CE), um em Porto Alegre (RS), um em Belo Horizonte (MG) e um no Distrito Federal.
Download | Léo Poli | R3 Notícias