Homicídios crescem 50% nas cidades do Vale da Fé em 10 anos

Homicídios crescem 50% nas cidades do Vale da Fé em 10 anos
Foto: Reprodução/Google Street View

 

Cidades que integram o Vale da Fé, capital da fé católica do Brasil, tornaram-se o principal desafio para a segurança pública do novo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Felicio Ramuth (PSD), que assumem o comando do estado de São Paulo em 1º de janeiro de 2023.

 

O grupo de seis cidades do Vale da Fé tem hoje mais vítimas de homicídio e latrocínio do que São José dos Campos, Taubaté e Jacareí somadas.

 

De acordo com a SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), Guaratinguetá, Lorena, Cruzeiro, Aparecida, Cachoeira Paulista e Potim registram um total de 89 vítimas de crimes violentos, sendo 88 mortas em homicídios e uma em latrocínio em 2022, de janeiro a outubro.

 

No mesmo período, os municípios de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí somam 83 mortes violentas, sendo 80 vítimas de homicídios e três em latrocínios.

 

O detalhe é que as três maiores cidades da RMVale são responsáveis por 49,8% da população da região, enquanto os seis municípios do Vale da Fé respondem por 15% dos habitantes do Vale.

 

Para piorar a situação, as seis cidades aumentaram em 50% a participação no total de mortes violentas na região nos últimos 10 anos. Em 2012, as seis cidades registraram 85 mortes violentas e foram responsáveis por 18% do total do Vale, de 452.

 

São José, Taubaté e Jacareí tiveram 213 vítimas em crimes violentos naquele ano, o que representou 47% da totalidade do Vale.

 

Em 2022, os seis municípios do circuito da fé aumentaram a participação no total de vítimas da região para 28%, um salto de 50% em 10 anos. Nesse mesmo intervalo, a participação das três maiores cidades no número de mortes caiu de 47% para 26%, uma redução de 44%.

 

Com isso, nessa última década, São José, Taubaté e Jacareí conseguiram reduzir a taxa de vítimas de homicídio e latrocínio por 100 mil habitantes de 18,66 para 6,41, uma queda de 65%.

 

Já nas seis cidades do Vale da Fé, o indicador caiu apenas 3,6%, passando de 23,63 em 2012 para 22,75 em 2022.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!