O Governo de São Paulo anunciou a reabertura de 69 parques estaduais, incluindo áreas populares em Campos do Jordão, a partir desta segunda-feira (30).
Essa decisão vem após um período de fechamento que começou no dia 1º, quando as Unidades de Conservação foram fechadas para priorizar a prevenção e o combate a incêndios durante a severa seca enfrentada pelo estado. Contudo, na cidade de Bananal, a Estação Ecológica (EE) permanecerá fechada devido à persistência de focos de incêndio em suas proximidades.
Segundo o governo, a reabertura dos parques foi fundamentada nas condições climáticas mais favoráveis previstas para os próximos dias e na avaliação do risco de novos incêndios florestais. Enquanto isso, 13 unidades de conservação seguirão fechadas até pelo menos 12 de outubro, especialmente aquelas localizadas em áreas com baixa precipitação e riscos elevados.
Nos Parques Estaduais de Campos do Jordão e do Cantareira, as atividades de ecoturismo poderão ser retomadas, desde que não ofereçam riscos aos visitantes. Algumas Unidades de Conservação implementarão horários diferenciados e poderão fechar trilhas e atrativos para garantir a segurança do público e da biodiversidade.
Combate aos incêndios em Bananal
Até agora, 33 pessoas foram presas por suspeita de causar queimadas na vegetação. A Defesa Civil do Estado informou que cinco municípios, incluindo Bananal, ainda enfrentam incêndios ativos. Quatro aeronaves — duas de asa fixa e duas de asa rotativa — estão sendo utilizadas para combater os focos de fogo, enquanto a comunidade e as autoridades permanecem em alerta, buscando um equilíbrio entre a reabertura dos parques e a proteção ambiental.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.