Fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib morre aos 85 anos

Fundador da Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib morre aos 85 anos
Foto: Divulgação/Canção Nova

 

Morreu na noite desta segunda-feira(12), em Cachoeira Paulista, o sacerdote católico Monsenhor Jonas Abib, aos 85 anos. A morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da Comunidade Canção Nova às 23h30 desta segunda-feira.

 

Internado nos últimos dias para tratamento de pneumonia recorrente, Abib realizava também um tratamento contra um mieloma – espécie de câncer – sendo que o motivo de sua internação foi uma resposta do organismo ao tratamento quimioterápico.

 

Fundador da Comunidade católica Canção Nova, tornou-se conhecido em todo o Brasil por suas palestras e seu trabalho ligado a emissoras de rádio e TV religiosas.

 

Quem foi Jonas Abib

Nascido em 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto, Jonas era descendente de sírio-libaneses e italianos.

 

Cursou teologia em São Paulo no Instituto Teológico Salesiano Pio XI do Alto da Lapa e foi ordenado sacerdote em 1964 com o lema: “Feito tudo para todos”. Como padre recém-ordenado, em São Paulo, trabalhava com os jovens. Lecionando na Faculdade de Ciências e Letras de Lorena (SP) e dando assistência à juventude fazendo encontros e retiros.

 

Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Empenhou-se mais ainda no trabalho com a juventude e em 1978 fundou a Comunidade Canção Nova, que tem a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

 

Em 1989 a Comunidade Canção Nova passou atuar através dos meios de comunicação, lançando uma retransmissora de tv a partir do Rio de Janeiro.

 

Em 2004, Abib inaugurou na sede da comunidade em Cachoeira Paulista um grande espaço shows, retiros e celebrações. Com uma movimentada agenda, o lugar tornou-se rapidamente um grande centro de peregrinações atraindo católicos de todo mundo. Foi o nascimento dos ‘acampamentos de oração’, já habituais desde os primórdios da comunidade.

 

O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007 a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título de “monsenhor” é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.

 

Doença

Em 2021, padre Jonas foi diagnosticado com câncer, precisando receber tratamento mais intenso. Com reações adversas, precisou ser internado na UTI algumas vezes. Na última semana, ele teve novamente alta após nova internação.

Morte

Poucas informações foram divulgadas até agora sobre a morte do sacerdote. O que se sabe é que ele estava em casa – atualmente vivia junto com Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim, cofundadores da comunidade religiosa.

 

Ouça a reportagem:

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!