A Jet Brasil Patinete, empresa responsável pelo serviço dos patinetes elétricos em São José dos Campos, aplicou 76 advertências e 12 multas neste mês de agosto por mau uso do equipamento.
Segundo a empresa, as principais multas foram pelo fato de mais de uma pessoa andar no patinete ao mesmo tempo, o que é proibido, já que o equipamento é de uso individual.
Além disso, a empresa ressaltou que é proibido deixar os patinetes em faixas de pedestre, rampas de acessibilidade, no meio da calçada ou em locais com entrada e saída de veículos.
Segundo a Jet Brasil Patinete o aplicativo apresenta no mapa quais são os pontos permitidos de estacionamento, sem atrapalhar o trânsito de pedestres. Também são disponibilizadas fotos de como o estacionamento deve ser feito.
Após o período de adaptação e educativo, a empresa iniciou a aplicação da multa para quem usar o veículo e não seguir as regras determinadas pela empresa. O valor da punição pode chega até a R$ 150.
Como funciona?
Os patinetes são elétricos, com aceleração de até 20 km/h, suportam até 120 quilos, não poluem e nem ocupam vagas de estacionamento, podendo ser utilizados para pequenos ou grandes deslocamentos.
Eles ainda possuem indicador de velocidade e sinalização dianteira e traseira e autonomia para rodar até 35 quilômetros.
A circulação é permitida nas calçadas, desde que com velocidade máxima de 6km/h e em ciclovias com até 20km/h.
Como usar os patinetes em SJC
Para utilizar os patinetes, será necessário baixar gratuitamente o aplicativo da Jet, disponível tanto para Android quanto para IOS.
O serviço funcionará 24h por dia e é tarifado pela empresa credenciada, a Easyjet Mobilidade Ltda.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.