Duas entidades disputam o chamamento público aberto pela Prefeitura de Taubaté que irá definir a responsável por implantar e gerir um hospital público veterinário no município.
A sessão para recebimento dos envelopes ocorreu na última sexta-feira (1º). Apresentaram proposta a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de São Paulo), que tem sede na capital, e a Guaratinguetá Kennel Clube.
Após a análise da documentação, serão abertas as propostas técnica e financeira de cada OSC (Organização da Sociedade Civil). O custo anual pode chegar a R$ 3,4 milhões.
Após a definição do certame, a vencedora terá 45 dias para implantar o hospital e iniciar as atividades.
Hospital Veterinário Público
Segundo o edital, a unidade deverá ser implantada na região central, em área de fácil acesso. O hospital irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e terá setores de recepção e triagem, atendimento clínico, atendimento cirúrgico, exames laboratoriais, exames de imagem, acompanhamento dos tratamentos e gestão dos medicamentos. Também haverá uma unidade móvel de atendimento, que será chamada de SamuVet.
O edital cita que a unidade irá realizar 3.065 procedimentos por mês, sendo: 520 consultas, 55 cirurgias, 70 anestesias, 420 diagnósticos por imagem (radiografia e ultrassom), 800 serviços laboratoriais (hemograma, por exemplo) e 1.200 diversos (como medicação, curativo e eutanásia).
Segundo a Prefeitura, não haverá restrição de atendimento no hospital, mas serão priorizados os animais levados por moradores de baixa renda e também por protetores.
Download | Léo Poli | R3 Notícias