Dengue: RMVale registra duas mortes pela doença

Estado de São Paulo registra mais de 2 mil casos de dengue em janeiro
Foto: Acervo

 

De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde, duas mortes por dengue foram registradas no Vale do Paraíba em 2023. A primeira morte ocorreu em 7 de março e a vítima foi um homem de 46 anos que estava internado na Santa Casa de Aparecida. Ele havia dado o endereço de Aparecida no momento da internação, mas a investigação da Vigilância Epidemiológica descoberta que ele era na verdade um paciente vindo de Brasília, que estava hospedado na casa dos pais em Potim.

 

O outro caso de morte por dengue aconteceu em Cruzeiro, porém a prefeitura informou que ainda não foi oficialmente notificado pelo governo do Estado sobre o resultado do exame laboratorial. A cidade estava investigando uma morte suspeita de um adolescente de 16 anos ocorrida em 23 de março.

 

Em casos de morte por suspeita de dengue, as prefeituras são obrigadas a notificar a Vigilância Epidemiológica Estadual. O diagnóstico só é confirmado oficialmente após a realização de exames laboratoriais no Instituto Adolfo Lutz, que indicam a causa do óbito.

 

Na cidade de Aparecida, que está enfrentando uma epidemia de dengue, o diagnóstico pode ser clínico, feito pelo próprio médico, devido à alta incidência da doença na região. A cidade já registrou 193 casos, sendo nove importados, em 2023. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 12 casos.

 

No Vale do Paraíba, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté já confirmou este ano 3,7 mil casos de dengue, evidenciando a situação preocupante da doença na região.

 

Download  |  R3 Notícias  

 

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!