Uma criança de quatro anos de idade morreu e outra está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em decorrência de uma infecção por meningite, em São José dos Campos. O tipo de meningite que acometeu a vítima fatal ainda não foi informado.
Segundo a Secretaria de Saúde, este foi o primeiro óbito em razão da doença em 2022 na cidade. A segunda criança está internada no Hospital Municipal com diagnóstico de meningocócica neisseria B, o tipo mais grave da doença. Seu estado de saúde não foi informado.
As crianças seriam colegas em uma creche na região central da cidade, no Jardim Jussara. A Vigilância Epidemiológica informou que fez o bloqueio com rifampicina para pessoas que tiveram contato com as crianças, como familiares, colegas da sala de aula e professores, além de monitorar os casos.
Em 2022 a Vigilância já registrou 10 casos de meningite, sendo dois de meningocócica, quatro de bacteriana e quatro de viral. Para comparação, no ano passado foram registrados 37 casos, com quatro mortes, sendo todas as vítimas fatais idosos.
Download | Léo Poli | R3 Notícias