O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) emitiu parecer desfavorável às contas de 2022 do atual prefeito de Taubaté, José Saud (PP). A declaração ocorreu durante uma sessão ordinária realizada na terça (12).
Durante a sessão, o órgão apontou falhas da gestão, citando o déficit orçamentário, aumento das dívidas de curto e longo prazo e a nota recebida pela cidade no índice de efetividade da gestão municipal, um indicador do próprio tribunal.
Na sessão, a defesa de Saud argumentou que não houve extrapolação dos gastos e que o prefeito adotou medidas para evitar o aumento da dívida.
No entanto, o relator do processo, Antônio Roque Citadini, manteve o voto pelo parecer desfavorável e foi acompanhado pelos outros dois conselheiros da 1º Câmara do TCE.
Por meio de nota, a Prefeitura de Taubaté informou que vai recorrer da decisão do TCE tão logo seja publicado o acórdão relativo a ela. “O Tribunal apontou a existência de débitos no final do exercício de 2022, em especial relativos ao empréstimo do CAF, que foi formalizado na gestão anterior sem a necessária previsão de receita para a sua quitação. O contrato está sendo repactuado com o governo federal, que é o avalista do empréstimo”, disse a prefeitura na nota.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.