Cerca de 50 pessoas da comunidade participaram sábado (15), de uma ação ambiental em uma nascente do córrego Alambari, no Vista Verde, região leste, para o plantio de 25 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e Cerrado. O grupo também recolheu cerca de 100 quilos de lixo no local.
A ação faz parte do programa Revitalização de Nascentes da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e contou com a participação de funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade, da comunidade e de parceiros, como a Sociedade Amigos do Vista Verde, o Ecomuseu e a empresa GestBio.
A atividade ambiental em comunidade integra o plano de trabalho do projeto Ecomuseu que envolve 17 bairros da região leste, no entorno da Revap. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Estudos da Cultura Popular, mediante convênio com a Petrobras. O programa é realizado desde 2015 e já desenvolveu uma série de ações ambientais na região leste. No ano passado, foram plantadas 30 mudas no Parque Alambari, no bairro Campos de São José e, outras 40 mudas no Jardim Mariana 2, também no Alambari.
Cuidado com a água
A revitalização de nascentes, por meio da recomposição da mata ciliar, propicia que a água chegue com mais qualidade aos rios.
No entanto, as águas destas nascentes não são indicadas para consumo humano, pois não passam pelo controle de qualidade necessário para este fim.
Download | Léo Poli | R3 Notícias