Casos de Covid voltam a subir no Vale do Paraíba após quatro semanas em queda

Casos de Covid voltam a subir no Vale do Paraíba após quatro semanas em queda
Foto: Reprodução

O Vale do Paraíba registrou na semana epidemiológica nº 15, encerrada no sábado (16), um aumento de 44% na quantidade de novos diagnósticos para a Covid-19: 2.382 contra 1.655 na semana anterior, que havia sido a menor quantidade do ano.

Antes disso, a semana epidemiológica mais branda da doença na região havia sido a última de 2021, a de nº 52, que terminou em 1º de janeiro deste ano. Foram confirmados 1.732 casos e cinco mortes pela doença na ocasião.

Neste ano marcado pela variante Ômicron do coronavírus, a maior quantidade de casos confirmados de Covid-19 no acumulado de sete dias deu-se na semana epidemiológica nº 3, terminada em 22 de janeiro, com 19,3 mil infectados no Vale.

O aumento na última semana foi impactado por cidades com dados represados de Covid-19 e que divulgaram número grande de novos infectados em 24 horas, especialmente o município de Taubaté.

Já os óbitos no acumulado de sete dias, que bateram recorde na semana epidemiológica nº 5, encerrada em 5 de fevereiro, com 151 mortes por Covid-19, alcançaram o menor número do ano com apenas duas mortes na última semana.

Trata-se de uma redução de 83% diante dos 12 óbitos da semana passada, que por sua vez marcou um aumento de 140% ante as cinco mortes anteriores.

O número de casos e mortes por Covid aumentou na região, no final de janeiro e início de fevereiro, para depois cair a partir de meados de março.

Download |  Léo Poli | R3 Notícias