Campanha alerta gestantes sobre os riscos a sífilis congênita

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, causada por uma bactéria. Já a forma congênita da doença consiste na transmissão de mãe para o feto durante a gestação, caso a mãe não tenha sido tratada. Mesmo silenciosa e sem danos para a mãe num primeiro momento, a sífilis pode resultar em alterações no desenvolvimento do bebê, parto prematuro, aborto espontâneo, baixo peso ao nascer e até mesmo a morte do bebê quando gravemente infectado.

Para alertar as gestantes sobre a importância do pré-natal para identificar e tratar a sífilis, a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a campanha “Viva somente boas histórias com seu filho. Previna-se contra a sífilis”, com o intuito é proteger a saúde e o futuro de mamães e bebês.

A campanha

A taxa de gestantes infectadas e de bebês nascidos com sífilis diminuiu nos últimos 4 anos. A cada 1.000 bebês nascidos vivos em 2017, 10,7 tinham sífilis congênita. Em 2020, a taxa caiu para 4,9.

Mesmo com a queda, a meta da Prefeitura com essa campanha é reduzir ainda mais essa taxa e proteger mães e bebês da doença. De janeiro a setembro de 2021, 186 gestantes foram diagnosticadas com sífilis e 54 crianças nasceram com a forma congênita da doença.

Na rede pública, o pré-natal é realizado nas 40 UBS Resolve distribuídas em todas as regiões. A gestante deve agendar o atendimento na unidade de referência do bairro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias