Câmara de Taubaté fará audiência para debater mudanças no trânsito

 

Taubaté
Foto: Léo Poli/R3 Notícias

A Câmara de Taubaté deve realizar no próximo dia 19, a partir das 9h30, uma audiência pública para debater o pacote de alterações viárias projetado pelo governo José Saud para a região central da cidade.

Apresentado pelo presidente da Câmara, o vereador Paulo Miranda (MDB), o requerimento que pede a realização da audiência foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária dessa terça-feira (9).

No requerimento, Paulo Miranda diz que a audiência é necessária para que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Taubaté e a empresa MDN Engenharia, que foi contratada pela Prefeitura para realizar os estudos, respondam perguntas sobre “a real necessidade desta mudança viária”, “o valor a ser gasto” e “qual a eficiência que será alcançada com estas alterações”.

A principal proposta do pacote é inverter o sentido do corredor formado pelas avenidas Nove de Julho e Granadeiro Guimarães, que passaria a ser sentido Praça da CTI. Já o corredor da Joaquim Távora com a Dino Bueno, que também teria uma inversão, passaria a operar no sentido CTI-Centro – além disso, o trecho da Dino Bueno que hoje tem uma faixa só seria alargado, para ter uma segunda faixa.

Mudanças viárias em Taubaté

O pacote também incluiria outras mudanças, como: o viaduto da CTI, que hoje opera nos dois sentidos, passaria a ser sentido único, do shopping para a região central; o viaduto Quatro de Março, também conhecido como ‘viaduto torto’, passaria a operar em dois sentidos – hoje, ele é uma ligação apenas para a região do shopping; a construção de uma nova via, paralela ao viaduto da Rua Jaques Felix, para ligar a Granadeiro Guimarães à Joaquim Távora; a inversão de sentido da Rua Dona Chiquinha de Matos, o que possibilitaria eliminar o semáforo no cruzamento com a Granadeiro Guimarães; o alargamento da Rua Conselheiro Moreira de Barros, ao lado da Rodoviária Velha, para permitir a passagem de dois veículos por vez; a inversão de sentido do trecho da Rua Benjamin Constant que fica entre a rotatória da Praça da CTI e a Avenida Tiradentes.

O estudo

O estudo, realizado pela empresa MDN Engenharia, que tem sede em São Paulo, ainda não foi concluído, mas o relatório preliminar aponta que as medidas seriam suficientes para aumentar a velocidade média dos veículos em 8% e reduzir em 21% o tempo médio parado em semáforos e congestionamentos naquela região.

 

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