A Câmara de São Sebastião rejeitou nesta semana o projeto que pretendia aumentar de 12 para 15 o número de vereadores. A mudança seria válida a partir da legislatura de 2025.
Por ser uma lei orgânica, a proposta precisaria do apoio da maioria absoluta de votos para ser aprovada.
Na votação, sete vereadores votaram contra e cinco foram favoráveis. O projeto será arquivado e permanece em 12 vereadores o número de vereadores.
Entenda
A limitação das cadeiras nas câmaras municipais conforme o tamanho da população é previsto na Constituição Federal e a proposta chegou a ser aprovada em primeiro turno com base nos dados populacionais do IBGE.
O Censo 2022, o mais recente divulgado pelo Instituto, apontou que o município tem 81.540 habitantes. No caso de São Sebastião, o limite constitucional é de 17 vereadores, número que está na faixa dos municípios entre 80 mil e 120 mil habitantes.
Os limites variam de nove vereadores, para municípios que têm até 15 mil habitantes, até 55 vereadores, para cidades com mais de oito milhões de moradores.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!