A Câmara de São José dos Campos aprovou na terça-feira (20), por unanimidade, um requerimento que cobra da Prefeitura informações sobre o plano de controle do carrapato-estrela no Parque da Cidade. O prazo para resposta é de 15 dias.
No requerimento, o vereador Fernando Petiti (MDB) ressalta que o carrapato-estrela é um dos transmissores da febre maculosa, e que, “no passado”, já houve casos de “carrapato-estrela no parque”.
Na última segunda-feira (19), após boatos circularem nas redes sociais, a Prefeitura informou que nenhum caso de febre maculosa havia sido confirmado na cidade. O município não relatou, no entanto, se haveria algum caso suspeito.
A Secretaria de Saúde informou ainda que, há dois anos, tem aplicado um produto à base de fungos no Parque da Cidade que conseguiu diminuir a infestação de carrapatos-estrelas no local. Em outubro de 2020, por exemplo, foram coletadas no parque 598 ninfas, que são o carrapato na fase inicial de vida. Esse número caiu para 87 em 2021 e 41 em 2022.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!