Quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas no litoral norte de SP nas últimas semanas, de acordo com o balanço publicado pelo Instituto Argonauta nesta quinta-feira (11). Com esses registros, sobe para seis o número de ocorrências nos últimos meses na região.
Foram registrados três casos em São Sebastião, nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba. A quarta baleia foi avistada por pescadores na região da praia de Picinguaba, em Ubatuba.
Segundo o Instituto Argonauta, devido ao estado avançado de decomposição que se encontravam, não foi possível identificar a causa da morte dos animais.
As baleias-jubarte são mamíferos marinhos que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. São animais migratórios que anualmente percorrem grandes distâncias ao longo da costa brasileira — no outono e no inverno migram sentido nordeste do Brasil, para reprodução, dar à luz e alimentar seus filhotes. É nessa época que cruzam o litoral paulista, aumentando os avistamentos. Durante o verão, retornam para os mares antárticos para se alimentarem.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.