Um balão em chamas caiu dentro de uma casa na região central de Jacareí, na noite do último domingo (21).
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h07, para o atendimento da ocorrência. No local, a equipe de bombeiros realizou a vistoria no imóvel, não havia mais fogo.
O momento da queda foi flagrado por um morador. Nas imagens é possível ver o balão em chamas caindo do céu e entrando dentro da casa. O balão foi retirado da residência. A ocorrência terminou sem vítimas e o local foi deixado em segurança.
Perigo ambiental e aéreo
Dados divulgados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão responsável pela fiscalização e apuração dos incidentes aéreos, apontam que, na última meia década, foram avistados mais de 4.300 balões nos céus das cidades brasileiras.
Deste montante, cerca de 95% estão em São Paulo e Rio de Janeiro. O estado paulista aparece com 37% das ocorrências envolvendo balões, com 186 registros no período.
A atividade também pode causar incêndios em áreas florestais e urbanas, por isso, pode ser enquadrada como crime ambiental.
A pena para quem for flagrado soltando ou fazendo a comercialização de balões pode chegar até três anos de reclusão. Entretanto, de acordo com as consequências da ação do infrator, pode haver reparação de danos materiais, por exemplo.
Os balões não tripulados podem representar sérios riscos à aviação. Os artefatos são incontroláveis e podem atingir alturas que interferem nas rotas das aeronaves, potencialmente causando colisões ou danos às aeronaves.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.