Atletas brasileiros que atuam nos times de futebol Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev publicaram um vídeo em uma rede social no qual pedem ajuda para sair do país após o anúncio de que a Rússia autorizou um ataque militar contra a Ucrânia. Dois dos jogadores, Dodô e Vitinho, são de Taubaté e São José dos Campos. Um fisioterapeuta, que também é de São José, está com o grupo.
O vídeo foi publicado no início da manhã desta quinta-feira (24). De acordo com os jogadores, eles se reuniram com as famílias e se deslocaram para um hotel em Kiev, onde estão reunidos.
os atletas pedem ajuda porque, segundo relatam, há falta de combustível na cidade e com os espaços aéreos fechados, o deslocamento é difícil. Eles pedem ainda a ajuda do governo brasileiro para intervir na situação e disseram se sentir ‘abandonados’ com a situação.
Entre os jogadores que aparecem na imagem está Dodô, que joga pelo Shakhtar Donetsk . Ele está na equipe na Ucrânia desde 2017, quando deixou o Coritiba. Dodô é natural de Taubaté.
Outro atleta da região, Vitinho, que joga pelo Dínamo de Kiev aparece nas imagens. Ele está na Ucrânia desde agosto de 2021, quando foi vendido pelo Athletico. Vitinho é de São José dos Campos.
O fisioterapeuta Luciano Rosa atua no time ucraniano Shakhtar. Ele está no país desde setembro de 2021 a trabalho e, no vídeo relata medo durante ataque ao país.
O secretário de Comunicação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Leonardo Gorgulho, disse na noite de quinta-feira que, até o momento, o Brasil não tem um plano de resgate para retirar os brasileiros que estão na Ucrânia.
No twitter, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que se empenha em proteger e auxiliar os 500 brasileiros que se encontram na Ucrânia, por intermédio da embaixada do Brasil em Kiev.
Ouça a reportagem:
Download | Léo Poli | R3 Notícias
#Atletas #RMVale #Taubaté #SJC