Um adolescente de 17 anos foi a primeira vítima fatal da H3N2 – cepa variante da gripe Influenza – em Caraguatatuba. O caso foi divulgado nesta terça-feira (11) pela prefeitura da cidade, mas o óbito aconteceu ainda em 2021, no dia 30 de dezembro.
Além do jovem, outros três casos da doença foram confirmados na cidade, porém, em nenhum dos casos houve morte.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do município, em dez dias, cerca de 700 casos de Covid-19 foram registrados através de exames realizados nas Unidades de Pronto Atendimento e em laboratórios particulares.
Como vem acontecendo em todo o país, a nova onda de contaminação pelo coronavírus e Influenza vem na esteira nas aglomerações e festas realizadas na virada do último ano.
Eventos adiados e funcionalismo público prejudicado
Por conta da série de casos positivos de coronavírus e Influenza, a prefeitura de Caraguatatuba adiou diversos eventos municipais agendados para o mês de janeiro.
Além disso, shows e apresentações previstas para acontecer neste mês também receberam parecer negativo da Secretaria de Saúde e não poderão ser realizados.
O surto dos vírus também afetou o funcionalismo público, já que diversos servidores tiveram que começar o ano afastados de suas funções em decorrência de contaminações.
São Sebastião já registrou morte por H3N2
Ainda no litoral, São Sebastião registrou sua primeira morte por Influenza A na última terça-feira (4), na costa sul. A vítima foi um homem de 57 anos, que atuava na área da saúde e havia tomado as vacinas contra Covid-19 e contra Influenza.