A mobilização de manifestantes bolsonaristas em frente ao DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica), em São José dos Campos, começou a se enfraquecer após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O desânimo dos manifestantes em relação às pretensões golpistas, porém, aconteceu ainda na noite deste sábado (31), após o pronunciamento final do agora ex-vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), que adotou tom conciliador e rechaçou ameaças de ruptura em sua fala.
Já no domingo (1°), quem passou em frente a área militar do CTA na maior cidade do Vale viu poucos sinais da vigília que se estendeu por quase 60 dias pedindo ‘intervenção federal’ às Forças Armadas e afirmando – sem provas – que as urnas eleitorais que registraram o resultado das eleições presidenciais no segundo turno estavam fraudadas. Ao longo dos dias, a narrativa se manteve forte nos grupos bolsonaristas e perdeu força apenas nos últimos dias, após a última live de Jair Bolsonaro (PL) como presidente da República, onde o ex-mandatário condenou possíveis ameaças terroristas e se colocou como oposição ao futuro governo.
Durante a noite do último dia do ano o clima foi de esperança entre os ocupantes da ‘vigília bolsonarista’. Dois enormes carneiros, doados por simpatizantes da causa intervencionista entoada pelos protestantes, foram assados no chão e serviram os apoiadores na última noite de mobilização na região militar. Segundo informações, a virada nem foi esperada por alguns que ficaram frustrados com o pronunciamento de Mourão.
As dezenas de carros abarrotados no canteiro central com as placas cobertas com receio de multas também deixaram o local. É possível contar o número de veículos que ainda prosseguem na região: quatro. Além deles, apenas pequenas bandeiras do Brasil e faixas verde e amarelo permanecem no local. Mesmo assim, os poucos que permanecem adotam um discurso radicalizado: “Agora é guerra”.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!