São José reforça o uso de máscaras em unidades de saúde

São José reforça o uso de máscaras em unidades de saúde
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

 

A Prefeitura de São José dos Campos reforça que devem ser mantidas as ações de prevenção e controle contra o covid-19, tais como lavagem frequente das mãos, uso de álcool gel, uso de máscaras em todas as unidades que prestam serviço à saúde (tanto pelos profissionais quanto pela população), respeito ao isolamento das pessoas com caso positivo para covid e incentivo à vacinação para alcance da cobertura vacinal de 95%.

 

A orientação é necessária frente ao aumento de casos positivos para a doença em novembro, em comparação aos meses anteriores. Nestes primeiros 16 dias do mês são mais de 1.000 casos positivos na cidade. Durante todo o mês de setembro este número foi de 264 casos e em outubro 197 confirmações da doença. São José dos Campos ainda registra nesta quarta-feira (16) 37 pessoas internadas em hospitais públicos e particulares.

 

Vale lembrar que, em todo o país, há atualmente um crescimento significativo de casos da sublinhagem BQ.1 em comparação com outras sublinhagens da Ômicron registrado em diversos países. E por isso não estão descartados os riscos de adoecimento das pessoas que ainda não se imunizaram e também o risco de gravidade ou óbito para as pessoas que pertencem aos grupos de risco caso adquiram a doença.

 

O município tem hoje 1.899.656 doses aplicadas da vacina contra covid-19: 653.653 (1ª dose), 631.155 (2ª dose), 417.105 (3ª dose), 197.269 (4ª dose) e 474 (5ª dose). Ou seja, as doses de reforço precisam ser realizadas pela população.

 

Vacinação

Após meses tendo os imunizantes disponíveis nos diversos postos de vacinação e registrando uma baixa adesão da população, tendo inclusive a necessidade de redistribuição de vacinas entre os municípios vizinhos, São José dos Campos aguarda o envio de uma nova remessa de doses junto ao Ministério da Saúde. Atualmente as vacinas Coronavac e Astrazeneca estão em falta no município.

 

Importante salientar que o município já recebeu as vacinas Pfizer Baby destinadas para crianças de 6 meses a 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias), ainda somente para crianças com comorbidades, com início à vacinação deste público na sexta-feira (18).

 

Hoje os postos de vacinação possuem disponível apenas os imunizantes Janssen, Pfizer adulto e Pfizer pediátrica para os esquemas vacinais.

 

Para a segunda dose de Astrazeneca, quem estiver com ela em atraso, pode completar o esquema vacinal com Pfizer adulto.

 

A dose de reforço para pessoas acima de 18 anos ou mais está sendo feita com Janssen.

 

A Pfizer adulto e Pfizer pediátrica estão disponíveis somente para aplicação da segunda dose.

 

Vacinação durante a semana

Das 8h às 18h

  • UBS Resolve Santana, Vila Tatetuba, Parque Industrial, Novo Horizonte, Vista Verde, Vila Tesouro e Eugênio de Melo, das capacidade operacional e estrutura física de cada unidade

Das 8h às 16h

  • UBS Resolve Jardim São José II e UBS Limoeiro

Das 8h às 17h

  • Demais UBS Resolve

 

R3 Notícias