A Câmara de Taubaté vai realizar uma sessão extraordinária no próximo dia 30, a partir das 9h, para julgar as contas do exercício de 2019 do ex-prefeito Ortiz Junior (PSDB).
Como o parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) foi favorável às contas, elas só serão rejeitadas caso recebam votos desfavoráveis de ao menos 13 dos 19 vereadores, o que representa mais de dois terços da Câmara.
A Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo, no entanto, emitiu parecer contrário às contas, “em consequência das irregularidades insanáveis que apontam fortes indícios de dolo ao erário”. A comissão é formada pelos vereadores Bobi (PSDB), Marcelo Macedo (MDB) e Serginho (PP).
O ex-prefeito informou que só irá se manifestar após o julgamento das contas. Segundo a Câmara, o tucano foi notificado no fim de maio para apresentar defesa, mas não se pronunciou dentro do prazo legal, que é de 15 dias.
As contas de 2018 de Ortiz, que também haviam recebido parecer favorável do TCE, foram rejeitadas pela Câmara em junho de 2021, por 13 a 4. Com isso, o tucano corre o risco de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e ser impedido de concorrer a deputado estadual esse ano.
Download | Léo Poli | R3 Notícias
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!