Apontado como um dos principais motivadores dos crimes violentos, o tráfico de drogas enfrentou menos resistência das forças públicas de segurança neste ano em São José dos Campos e Taubaté, as duas maiores cidades da RMVale, região que lidera em violência no estado de São Paulo.
De acordo com dados oficiais da SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública), São José acumula 78 ocorrências de tráfico de entorpecentes no primeiro quadrimestre deste ano contra 171 no mesmo período do ano passado – 93 casos a menos e uma queda de 54% entre os dois períodos.
Três distritos policiais de São José lideram a redução da produtividade policial com relação às ocorrências de tráfico de drogas na comparação entre os dois anos: 1º DP, 3º DP e 6º DP.
Com isso, a quantidade de pessoas presas, muitas delas por vender drogas, também diminuiu em São José: 360 prisões nos quatro primeiros meses de 2022 contra 436 no mesmo período do ano passado, um recuo de 17%.
De acordo com os indicadores da SSP, quanto mais prisões registradas, melhor a produtividade das forças de segurança na região.
Na contramão, São José registra 13 mortes violentas neste ano, com 12 homicídios e um latrocínio. No ano passado, foram 12 homicídios.
Taubaté
Em Taubaté, os homicídios deixaram 12 vítimas neste ano e 16 no ano passado, uma redução de 25%.
No entanto, as ocorrências de tráfico de entorpecentes também caíram no primeiro quadrimestre, com 67 contra 97 no mesmo período do ano passado, uma redução de 31% e 30 casos a menos.
Quanto às prisões, a redução foi de 11% na segunda maior cidade do Vale do Paraíba, com 307 contra 345.
Jacareí
Jacareí teve um desempenho melhor do que as duas maiores cidades da região. Primeiro com queda de 62,5% nas vítimas de crimes violentos, com três vítimas de homicídio neste ano contra oito no ano passado.
Já as ocorrências de tráfico de entorpecentes subiram 48%, com 80 registros em 2022 contra 54 no ano passado. As prisões também aumentaram 21%, com 272 ante 224.
Com isso, a RMVale terminou os quatro primeiros meses do ano com queda de 24% na quantidade de ocorrências de tráfico de entorpecentes (634 contra 838) e redução de 5% no total de prisões (2.315 ante 2.439).
Download | Léo Poli | R3 Notícias
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.
Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!