Campanha Faça Bonito: Pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes completa 22 anos

Campanha Faça Bonito: Pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes completa 22 anos
Foto: Divulgação

 

Durante o dia de hoje, é realizada em todo o país a campanha Faça Bonito, que tem como objetivo chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

 

Com o lema “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, há 22 anos, o projeto busca mobilizar a sociedade para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado todos os anos em 18 de maio.

 

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

 

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de oito anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos.

 

Desde 2000, diversas ações marcam este dia e visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e meninos do nosso país.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias