O Morro do Cruzeiro, um dos principais atrativos do turismo religioso em Aparecida, ficou dois anos sem receber festas e celebrações por conta da pandemia da Covid-19. Entretanto, o espaço volta a receber atrações nesta sexta-feira (15), como a Via Sacra, a partir das 5h da manhã. Assim, é o pontapé inicial na retomada das atividades no local.
Ainda assim, a cidade amarga prejuízos financeiros desde o início da crise sanitária e foi atingida em cheia com a falta de recursos pela ausência de romeiros. Agora, com a pandemia mais controlada e a vacinação avançada, houve flexibilização das restrições e os eventos voltaram a acontecer.
A Via Sacra é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Benedito.
Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, a 685 m de altitude, o Morro do Cruzeiro é o local onde ocorrem as celebrações da tradicional Via-Sacra na cidade de Aparecida, realizadas todos os anos durante a sexta-feira da Paixão.
Em 2014, o Morro do Cruzeiro foi presenteado com a instalação dos bondinhos Aéreos, um teleférico com cabines fechadas, que integrou o local ao complexo do Santuário Nacional e facilitando o acesso dos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
Inclusive, essa atração se tornou uma importante fonte de renda na região e a expectativa é de uma retomada das atividades, já que está funcionando novamente.
Ao todo são 47 bondinhos construídos com tecnologia suíça, que percorrem uma distância de 1,100 km de extensão, a uma altura de até 50 metros, em seu ponto mais alto.
Download | Léo Poli | R3 Notícias