A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanha as medidas de compensação aos passageiros prejudicados pela empresa ITA Transportes Aéreos, do grupo Itapemirim, que suspendeu suas atividades na semana passada.
Segundo a Anac, até o momento, 430 pessoas que haviam comprado passagens de voos da ITA foram reacomodadas em aviões de outras empresas aéreas, e 7 mil passageiros estão “em processo de reembolso”.
A companhia suspendeu as atividades, afirmando que se tratava de uma decisão temporária. A medida atingiu mais de 45 mil pessoas que haviam comprado passagens para viajar pela empresa.
No sábado (18), após o anúncio da ITA, a Anac intimou a empresa aérea a mitigar os prejuízos com a reacomodação de passageiros em outras linhas aéreas ou por meio do reembolso dos valores gastos com os bilhetes.
ITA
Em nota publicada na segunda-feira (20) em seu site, a ITA informou que 45.887 pessoas foram impactadas pela suspensão das atividades da empresa. Até ontem, último balanço divulgado, 24.995 passageiros haviam sido atendidos, o equivalente a 54%.
Ainda conforme a empresa, uma área foi criada no site para que os passageiros solicitem o reembolso. Segundo a ITA, os pedidos serão tratados individualmente, e o prazo para pagamento será de até 30 dias.