Operação Casa Limpa de SJC recolhe 1,8 tonelada de objetos

Operação Casa Limpa de SJC recolhe 1,8 tonelada de objetos
Foto: Divulgação/PMSJC

 

A Operação Casa Limpa da Prefeitura de São José dos Campos recolheu nesta quarta-feira (15), em alguns bairros da região leste, 1.840kg de objetos que podem servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação aconteceu nos bairros: Vista Verde, Jardim Diamante, Jardim Rodolfo e Jardim Motorama.

Nos dois primeiros dias da operação, segunda-feira (13) e terça-feira (14), foi realizado um trabalho de orientação junto à população, para que nesta quarta-feira os moradores pudessem colocar os inservíveis na frente dos imóveis. Cerca de 6.375 residências divididas em 199 quadras foram visitadas na ação.

A operação contou com três caminhões, um do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e outros dois da Secretaria de Manutenção da Cidade, um carro de som, um carro de supervisão e sete equipes.

Na Operação Casa Limpa são recolhidos pneus, latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água. Terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas não são recolhidos.

Densidade Larvária

A região desta 21ª Operação Casa Limpa foi escolhida devido à ADL (Avaliação da Densidade Larvária) realizada em outubro registrar um índice (0,43) de densidade larvária acima da ADL anterior. Apesar disso, o índice está dentro da margem considerada satisfatória, que vai até 1.

Bromélias e pratos de plantas foram os inservíveis com maiores quantidades de larvas encontradas pelas equipes de controle de endemias durante as visitas.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias