O Santuário Nacional de Aparecida retomou ontem a realização de missas sem restrições de público. Essa é a primeira vez que 100% da ocupação foi liberada desde o início da pandemia da COVID-19.
A capacidade da basílica é de 35 mil pessoas. Neste domingo, por volta das 10h30 os portões do estacionamento tiveram que ser fechados pois o estacionamento atingiu a capacidade máxima. São suportados três mil carros e dois mil ônibus. Os portões foram reabertos em seguida, para a missa das 12h.
“O fechamento dos portões acontece sempre quando é atingido esse limite, entretanto, como o fluxo é constante, com pessoas saindo a todo instante também, normalmente é reaberto em seguida”, informou a assessoria do Santuário.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) chegou a interditar o acesso à basílica, devido a lotação. O congestionamento na rodovia Presidente Dutra (BR-116) por volta das 9h era de 3 kms, dos kms 71 ao 74.
Segundo a assessoria do santuário a expectativa é que o público desse feriado ultrapasse o do dia da padroeira, onde 75 mil fiéis passaram pela basílica.
Apesar das flexibilizações, é exigido o uso de máscara dentro do complexo e da Basílica e higienização das mãos.
Download | Léo Poli | R3 Notícias