A região do Vale do Paraíba registrou os menores indicadores de novos casos e novas mortes por Covid-19 dos últimos 17 meses, levando-se em conta a média de infectados e mortes de cada mês.
Na quarta-feira (10), a média de novos casos caiu para 106, valor inédito neste ano e o menor desde maio de 2020, cuja média foi de 53 casos confirmados.
A média de mortes é de dois óbitos por dia em novembro, também a mais baixa desde o início da doença na Região Metropolitana do Vale.
Os números são menores do que os índices mais baixos registrados até o momento, entre agosto e outubro deste ano, quando a média de novos contaminados caiu para 357, 256 e 144. As mortes recuaram para 7, 5 e 2 em outubro e novembro.
Na região, até quarta, o número de novos contaminados por 100 mil habitantes dos últimos 14 dias é o mais baixo da pandemia, com 60. No caso das mortes, a quantidade é de uma por 100 mil, também a mais baixa.
De acordo com especialistas, a pandemia se mantém com tendência de queda em razão de os indicadores estarem com percentual de redução acima de 15%.
“Com a cobertura da vacinação, a pandemia está caindo. É uma vitória que se reflete nos números”, disse o médico Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico de São Paulo.
Otimismo com cautela. É assim que o médico João Gabbardo, coordenador executivo do Comitê Científico de São Paulo, descreve o atual momento da pandemia no estado.
Para ele, os “indicadores são muito favoráveis”, mas ainda há muito “trabalho duro” para ser feito. “Vamos continuar fazendo o monitoramento diário da pandemia no estado. Continuamos com queda de casos, internações e óbitos”.
Download | Léo Poli | R3 Notícias