Começou a valer ontem o retorno obrigatório às aulas presenciais dos alunos da rede municipal de ensino, em São José dos Campos. A medida foi anunciada pela prefeitura em outubro e segue as orientações do governo estadual.
De acordo com a prefeitura, a determinação vale para alunos do Pré 1 (Educação Infantil) até o Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para as crianças do Berçário e do Infantil, o retorno segue sendo opcional.
A administração reforça que o uso de máscaras permanece obrigatório, assim como os protocolos de segurança estipulados no Plano São Paulo.
Estudantes com comorbidades, que não puderem retornar, devem apresentar licença médica, mediante apresentação de atestado. A Secretaria de Educação informa que os alunos que se enquadram nestes casos poderão acessar as atividades remotas, disponíveis no aplicativo Google Sala de Aula e no portal edusjc.
A administração ainda alega que as escolas recebem, desde o início do ano, orientações sobre higienização frequente de mãos e distanciamento social, álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros, máscaras, e sanitização frequente dos locais. Além disso, uma equipe da Secretaria de realiza o acompanhamento de casos suspeitos ou confirmados de covid-19.
Retorno dos alunos nas escolas de SJC
Em São José dos Campos, as aulas na rede municipal retornaram presencialmente no dia 8 de fevereiro deste ano, de maneira parcial. No dia 2 de agosto, as escolas aumentaram sua capacidade de atendimento para até 100%, desde que estivessem mantendo distanciamento de 1 metro entre as carteiras.