São José reduz em 37,5% as mortes no trânsito da cidade

São José dos Campos vem reduzindo, nos últimos seis anos, o número de mortes no trânsito e registra queda de 37,5% na comparação entre os nove primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2015, quando foi iniciada a série histórica do Infosiga, banco de dados do governo do Estado de São Paulo sobre acidentes de trânsito.

De acordo com os dados mensais da plataforma, divulgados nesta terça-feira (19), foram registradas 30 mortes nas vias sob jurisdição municipal no acumulado deste ano, contra 48 no mesmo período de 2015. Em setembro deste ano, a cidade registrou um óbito contra dois no mesmo mês de 2020.

Os números refletem as ações da Prefeitura, que investe em infraestrutura, educação e fiscalização, nesta ordem de prioridade, para dar ainda mais segurança à população.

Educação de trânsito em São José

São José dos Campos acredita na conscientização e educação para o trânsito já que, na maioria das vezes, os acidentes acontecem por alguma imprudência. Por esse motivo, a Prefeitura investe em campanhas educativas, como o programa Sinal de Gentileza, que visa incentivar o respeito às regras de trânsito e a convivência harmônica entre os usuários das vias públicas.

Além do Sinal de Gentileza, a Prefeitura lidera o programa São José Unida, que reúne as forças de segurança para diversas ações, como blitze da Lei Seca.

Outra ação é o projeto Party, que reúne todos esses parceiros e alunos da rede pública para um dia de palestras sobre prevenção e consequências dos acidentes, além de uma visita na ala de acidentados no trânsito do Hospital Municipal.

 

Download  |  Léo Poli | R3 Notícias