Vale segue em alerta vermelho do Inmet até sexta-feira (10)

Vale segue em alerta vermelho do Inmet até sexta-feira (10)
Foto: Reprodução/Inmet

 

O Vale do Paraíba está sob alerta vermelho do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), devido a um clima que se caracteriza por baixa umidade relativa do ar, calor extremo e ausência de chuvas.

 

Até a próxima sexta-feira (13), a umidade na região pode cair para níveis críticos de 10% ou até menos, dependendo das condições climáticas. Em regiões desérticas, a umidade geralmente permanece abaixo dos 10%.

 

As temperaturas devem ultrapassar em média 5ºC a temperatura normal por um período superior a cinco dias.

 

O Inmet classifica a situação como de “grande perigo” para a saúde humana. A presença de uma massa de ar seco está impedindo o avanço das frentes frias e mantendo a condição desértica em grande parte do país.

 

Cidades

São José dos Campos deverá enfrentar a umidade relativa do ar mais baixa da região, com níveis em torno de 10% até a sexta-feira e chegando a 20% na maior parte dos dias.

 

Taubaté e Guaratinguetá também terão uma redução na umidade, que cairá para 15% já a partir de hoje.

 

Por outro lado, o Litoral Norte e a Serra da Mantiqueira experimentarão condições climáticas um pouco mais moderadas, com umidade variando entre 25% e 30%.

 

Recomendações do Inmet

O instituto recomenda que a população se mantenha atualizada sobre as condições meteorológicas e siga rigorosamente as orientações das autoridades.

 

Também é aconselhado preparar-se para medidas de emergência.

 

 

Download  |  R3 Notícias  

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.