Uma operação da Polícia Militar com apoio da EDP, distribuidora de energia elétrica no Vale do Paraíba, na terça-feira (11) flagrou furto de energia em um bar no bairro Independência, em Taubaté.
Segundo a EDP, a operação foi conduzida pela PM e, no local, os técnicos da distribuidora identificaram o desvio de energia no estabelecimento que fica na Avenida Itália. A estimativa da empresa é que o prejuízo causado pela energia desviada passe dos R$ 10 mil.
O proprietário do estabelecimento não estava no local, mas deve responder por furto de energia, crime previsto no Código Penal Brasileiro. O tempo de reclusão nesse caso varia de um a quatro anos.
Além do processo criminal, o proprietário deverá arcar com a cobrança da energia não faturada durante o período da irregularidade constatada.
De acordo com a EDP, casos como esses têm sido identificados com a ajuda da tecnologia. A detecção de potenciais alvos de irregularidades é feita por meio de análise de padrões de consumo dos clientes, com auxílio de algoritmos de inteligência artificial, métodos e ferramentas estatísticas.
Em nota, a concessionária reforçou que a prática é muito perigosa e prejudica todos os consumidores, porque pode causar interrupções na distribuição e aumenta parcialmente a tarifa.
Acesse mais conteúdos como este!
Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.