Começou a funcionar na quinta-feira (28) o Centro de Referência do Hospital Municipal, criado para otimizar o atendimento a pessoas com sintomas de dengue.
A unidade foi instalada no auditório do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, em uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Governo do Estado, ao lado do estacionamento do Hospital Municipal, com toda a estrutura necessária para um atendimento completo e eficiente, funcionando 24 horas.
No local há recepção, triagem e classificação de risco, teste rápido, avaliação médica e setor de hidratação. Se houver necessidade, o paciente será levado para o Hospital Municipal.
O prédio está sinalizado com placas, tem entrada independente do Lucy Montoro e fica a cerca de 200 metros do pronto-socorro do Hospital Municipal, na mesma calçada da Rua Saigiro Nakamura, 600. Quem procurar o PS com sintomas de dengue será orientado a se dirigir ao Centro de Referência.
Fluxo
O objetivo do Centro de Referência é reduzir o tempo de espera e atendimento dos pacientes. Para isso, foi criado um fluxo diferenciado que começa na triagem, classificação de risco e encaminhamento para as 30 poltronas de hidratação, de acordo com a intensidade dos sintomas e sinais vitais.
Nas poltronas, os pacientes recebem todo o atendimento – são vistos pelos médicos, que ficam disponíveis ali para o atendimento clínico – e fazem os exames necessários sem precisar aguardar para serem chamados em um consultório.
Os pacientes fazem o teste rápido e o exame de sangue, que são analisados no local graças a um equipamento de hematologia (analisador BC-5380) instalado no próprio Centro de Referência.