Em um triste incidente ocorrido em Taubaté, um menino de 10 anos, César Dolcinotti Mascaretti, perdeu a vida no último sábado (2), quando foi atropelado por um carro no bairro Jardim Continental 2. O acidente, registrado por câmeras de segurança, ocorreu no cruzamento da Avenida Deputado Tarcilio Bernardes com a Rua Onze, quando o menino estava de bicicleta a caminho da catequese.
César foi socorrido pelo condutor do veículo, Diego Aparecido Rodrigues, e levado ao Hospital Regional de Taubaté. Apesar dos esforços da equipe médica, César não resistiu aos ferimentos e faleceu na UTI pediátrica na quarta-feira (6) seguinte ao acidente. A Polícia Civil registrou o caso como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) e está investigando o ocorrido.
A família de César tomou uma decisão de autorizar a doação dos órgãos do menino. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, foram doados o coração, fígado, pâncreas, pulmões, rins, intestino e córneas de César. As equipes do Hospital das Clínicas da Unicamp realizaram a coleta dos órgãos, que foram encaminhados para pessoas na fila de transplante.
A prefeitura de Taubaté divulgou uma nota lamentando a morte da criança. César foi velado e enterrado no Cemitério Municipal de Taubaté nessa quinta-feira (7).
A reportagem tenta o contato com a defesa de Diego Aparecido Rodrigues para atualizar a matéria.