Justiça suspende concurso para GCM de São José por não reservar vagas para PcD

Veículo suspeito usado pelos criminosos que balearam um policial civil em São José é encontrado
Foto: Divulgação/GCM de São José dos Campos

 

O concurso para o cargo de guarda civil 2ª classe de São José dos Campos foi suspenso por não reservar as vagas destinadas a pessoas com deficiência. A suspensão se deu via decisão liminar, obtida pela Promotoria de Justiça na quinta-feira (14).

 

A promotora Daniela Vidal Milioni Gonçalves afirma que a falta de vagas reservadas a PcD motivou diversas manifestações junto ao Ministério Público.

 

Ouvido pela Promotoria, o município alegou que “as peculiaridades laborativas impedem o exercício da função por parte de pessoas com deficiência, em analogia às exigências para as carreiras de profissionais de segurança pública e forças militares”. No entanto, para a promotora, a justificativa não está conforme aos preceitos de inclusão, que preveem o acesso de pessoas com deficiência a cargos públicos.

 

A juíza Carolina Braga Paiva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de São José dos Campos, concordou e destacou a função de guardas municipais contém competências específicas que poderiam ser assumidas por quem tem deficiência.

 

A decisão se refere ao Edital 01/2023, e atinge inclusive atos de nomeação e posse de candidatos aprovados.

 

 

Download  |  R3 Notícias  

Acesse mais conteúdos como este!

Somos uma agencia de conteúdo, que produz e disponibiliza boletins e textos jornalísticos, visando proporcionar um conteúdo dinâmico, sério e de qualidade aos ouvintes da sua emissora de rádio.

Cadastre-se e comece a baixar os nossos boletins agora mesmo!